play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Fim de ano deve gerar 16 mil empregos temporários no Estado do Rio de Janeiro

Fim de ano deve gerar 16 mil empregos temporários no Estado do Rio de Janeiro
Fim de ano deve gerar 16 mil empregos temporários no Estado do Rio de Janeiro

A temporada de fim de ano deve gerar 16 mil empregos temporários no Estado do Rio de Janeiro, conforme previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O setor que mais deve empregar é o de comércio, seguido pelo segmento de hospedagem e restaurantes. Quanto às posições, os vendedores em lojas ou mercados estão no topo da lista, seguidos por auxiliares administrativos e trabalhadores de manutenção de edifícios. A faixa etária entre 18 e 24 anos é a que mais procura essas oportunidades.

 

– O trabalho temporário beneficia as empresas, ao atender suas demandas transitórias, proporciona novas possibilidades de emprego e renda para a população e impacta positivamente a economia. Além disso, possibilita ganho de experiência ao empregado e a chance de efetivação – comenta o governador Cláudio Castro.  

 

Em todo o país, a expectativa é que sejam geradas 262 mil vagas temporárias, um aumento de 8,14% em relação a 2022. Esse é o número mais alto para o período desde 2014, quando foram geradas quase 300 mil vagas do tipo..

 

– Muitos estão em busca do primeiro emprego e as vagas temporárias geralmente são uma boa oportunidade de entrar no mercado de trabalho– explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, acrescentando que o emprego temporário é sempre uma possibilidade de contratação permanente.

 

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), há neste fim de ano uma alta na taxa de efetivação média dos empregos temporários, que passou de 20% para de 22% no 3º trimestre do ano.